Locomoção dos animais


- Locomoção dos animais! Mas afinal que quer isto dizer? - deves ter perguntado tu para os teus botões quando ouviste falar disto pela primeira vez...
Então toma nota: locomoção dos animais é a capacidade que eles têm de se deslocarem por si próprios (de se movimentarem de um lado para o outro).

Há muitas formas diferentes de locomoção e estas, tal como vimos nas aulas, estão dependentes da forma do corpo dos animais e do meio em que vivem [no fundo do tipo de adaptação ao seu habitat].

................

Os animais deslocam-se. E daí, qual é a vantagem? Será que é para irem comprar o jornal? Ou para irem jogar futebol? Não, não parece que seja por essas razões...
Pelo facto de se deslocarem os animais podem procurar o seu alimento, fugir dos seus inimigos, encontrar um abrigo contra o frio, a chuva ou o calor e, é claro, tentar encontrar um(a) parceiro(a) para acasalar!

Como vês, a locomoção é muito importante para os animais. Nas próximas lições vais estudar algumas das formas mais comuns como o voo, a natação, o salto, a corrida e outras.

E para terminar, um vídeo e uma questão. O vídeo mostra o ser mais rápido do planeta, o falcão-peregrino (sabias que esta espécie, embora ameaçada de extinção, existe ainda em Portugal?).

Para visualizares o vídeo clica AQUI.


A questão é a seguinte: será que todos os animais têm capacidade de locomoção? Pensa no assunto (e até podes fazer uma pesquisa....).

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá professor Paulo Gandra eu sou o Gabriel do 5I,gostei do seu vídeo mas tenho uma dúvida a chita não é o animal mais rápido do mundo?

PG disse...

A chita é o animal terrestre mais rápido, mas o falcão-peregrino atinge velocidades muito maiores em voo picado. Estás esclarecido?

Anónimo disse...

Sim professor estou esclarecido.
Obrigado.

Anónimo disse...

Professor,todos os falcões são as aves muito rápidas,não são? Só que o falcão peregrino é o mais rápido dos falcões? Jéssica nº11 5ºI 00:19H Sábado

PG disse...

Sim, tens toda a razão. Todos os falcões são aves muito rápidas, mas o campeão da velocidade é o falcão-peregrino.

Anónimo disse...

Obrigada por me esclarecer sobre o falcão peregrino.


Filipa nº11 5ºI
17:36H
Terça-feira

Anónimo disse...

Professor existem falcões peregrinos em Portugal?

Filipa nº11 5ºI

PG disse...

Não estavas atenta!..
Se vires com atenção o texto que apresenta o vídeo encontrarás a resposta...