Influência dos factores do meio nas plantas

Os factores do meio, água (humidade), temperatura e luz influenciam não só os animais, mas também as plantas. Queres saber como? Então presta atenção à seguinte apresentação:


Nota: podes visualizar em ecrã completo (clica em menu e depois em view Fullscreen).






Diversidade nas plantas

Morangueiro -bravo





Encontrei um excelente site na net que te vai ajudar a acompanhar a maior parte dos temas que vamos estudar nas próximas aulas de Ciências. Lá, encontrarás esquemas, imagens com legenda, chaves dicotómicas para classificação de diferentes partes das plantas e testes para pores à prova os teus conhecimentos.
Parabéns ao seu autor!

Entra aqui.

Quando quiseres regressar de novo ao blogue basta clicares na seta que se encontra no canto superior esquerdo do ecrã do teu computador.

Jogos sobre a influência dos fatores do meio nos animais



Tens aqui propostas de jogos sobre este tema para te divertires e aprenderes. Boa sorte!


JOGO 1

JOGO 2

JOGO 3

Influência dos fatores abióticos nos animais: a temperatura

Os valores da temperatura não são os mesmos em todos os locais do planeta. Eles são mais baixos nas regiões próximas dos Pólos e vão aumentando à medida que nos aproximamos da Linha do Equador. Na imagem seguinte, podes observar as variações médias da temperatura na Terra ao longo dos meses do ano (as zonas de cor azul representam as temperaturas mais baixas e as de cor vermelha as mais elevadas).







Embora de formas diferentes, todas as espécies animais são influenciadas pela temperatura. Algumas, como o pinguim-imperador, estão adaptadas a climas muito frios. Estas espécies têm revestimentos de pêlos ou penas muito densos e uma grande camada de gordura por baixo da pele. Outras, estão adaptadas a climas muito quentes como por exemplo o dromedário. O seu pêlo, curto, protege contra o calor.



Pinguim-imperador. É o único animal de grande porte que passa todo o escuro Inverno no continente antártico suportando as piores condições climatéricas do planeta pois as temperaturas atingem frequentemente os - 60ºC.


Para resistirem às variações de temperatura, que se fazem sentir ao longo do ano nos seus habitats, os animais podem entrar em:
a) Hibernação - estado de dormência profundo motivado pelas baixas temperaturas (podes ver um vídeo sobre a hibernação da marmota-dos-alpes aqui).
b) Estivação - estado de dormência motivado por temperaturas elevadas (tens também aqui um vídeo sobre a estivação)
Outras espécies realizam migrações, deslocações periódicas de umas regiões para outras na procura de um habitat com melhores condições de temperatura, água e alimento.
Queres saber mais acerca das migrações? então presta atenção ao vídeo seguinte: